25/04/2007

25 de Abril: 33 Anos Depois

"No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.

Às 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que despoletava a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.

O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.

O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada."

Passaram-se 33 anos desde então! Mudou muita coisa, mas muita continuou na mesma, nada que se estranhe neste mundo do faz-de-conta que liga mais às aparências do que às realidades de facto!

Ainda assim o 25 de Abril aconteceu! Apesar de toda a parafernália militar o único sangue derramado foi pelas mãos da PIDE, a polícia de repressão do Estado que incapaz de aceitar a vontade do povo disparou rajadas de metralhadora contra os populares que se reuniam no Largo do Carmo! Não fossem estes e o único vermelho nas ruas seria o dos cravos que os soldados levavam nas suas armas, numa revolução feita sem disparos nem feridos!

Infelizmente, hoje tem-se tendência a esquecer isto! Todos se lembram do Eusébio no Mundial de 66, mas ninguém sabe quem foi o Salgueiro Maia de 74! Entristece-me ver que as gerações que vieram esqueceram tão depressa o acontecimento que nos permite estar aqui hoje a falar neste fórum... o acontecimento que nos permite discutir os nossos pontos de vista e falar abertamente sobre política! Ainda assim aproveitam a data para celebrar confundido dois conceitos que apesar de semelhantes em muito diferem no significado: liberdade e libertinagem!

O 25 de Abril foi a luta pela primeira! Uma liberdade consciente sediada na união e fraternidade entre os cidadão, e NÃO em libertinagem, comportamentos abusivos e injustificados! Sinceramente não me preocupa que o façam ( cada uma sabe de si ) mas incomoda-me que se use o 25 de Abril para alguns destes devaneios!


Apesar de nunca ter vivido no período da ditadura e ter nascido em 86 com uma democracia razoavelmente sólida considero-me, consciente do que o 25 de Abril representou! 33 Anos não é assim tanto tempo e preocupa-me ver os avanços de algumas facções políticas e o facto de cada vez menos jovens da minha idade saberem o que foi o 25 de Abril. Esta foi realmente uma vitória do POVO português, maior do que será a vitória de qq campeonato mundial de futebol ou algo do género!

Para concluir, deixo-vos apenas uma frase de Salgueiro Maia quando questionado por um antigo colega de escola que era agora jornalista sobre se estava com os ultras de direita ou com o movimento dos capitães:
- Não tiveste há uns tempos uns problemas com a Censura que até tiveste que ir para Moçambique? ( o colega assentiu ) Então eu estou aqui para que nunca mais, ninguém tenha que sair do País por aquilo que diz, faz ou pensa!"

Amigos, o 25 de Abril foi isto: LIBERDADE

PS: apesar de tentar manter o meu blog apolítico e centrar-me na divulgação do Hardcore, há coisas que não posso deixar passar! O 25 de Abril é uma delas!

9 comentários:

  1. Podes crer meu, senao fosse esse dia se calhar nem estavamos aqui, bem ainda nao chegou a madeira mas isso é outra historia heheh.
    Apesar de tudo muita mentalidade ainda esta presa à era ditatorial, e assim sendo tudo muda devagar demais...

    ResponderEliminar
  2. Verdade, curti aqueles gajos, blacksunrise, muito porreiros de letras e som mas acho mais metalcore doq hardcore.

    ResponderEliminar
  3. LOL Sim, é verdade! Mas eu aqui não meto só bandas que sejam EXCLUSIVAMENTE hardcore! Os Blacksunrise têm uma música que foge do hardcore tradicional mas têm componentes de bandas de Hardcore, como algumas das letras, o espírito DYI e assim e por isso são aqui referidas! ;)

    ResponderEliminar
  4. Começo a ficar seriamente cansado das referências negativas ao futebol feitas apenas no sentido de o fazer parecer o cancro deste mundo e a causa de toda a ignorância e males deste mundo.
    Se o futebol tem maior impacto e reconhecimento que a política, parece-me que a culpa é de quem faz (ou não) a política. Os políticos, os sindicalistas e toda a canalha sanguessuga que povoa o aparelho político português é que são os verdadeiros culpados pelo desvanecimento deste dia maior da história do povo português nas mentes mais jovens, não o Eusébio ou a selecção nacional...

    ResponderEliminar
  5. Ah, já agora, bom post. É importante que este dia nunca passe despercebido a ninguém.

    ResponderEliminar
  6. hehe eu acho que o futebol, as parxes, fadunchos e a religiao sao o cancro deste pais, limitam os interesses das pessoas ja que sao coisas com o intuito unico do escapismo, os sindicatos metade das vezes zelam pelos seus interesses mas proibi-los epah keres fazer como a margaret tatcher e o eusebio, epah é um velho que jogou a bola, nada mais.

    ResponderEliminar
  7. É pah, concordo com quase tudo, menos com o fado, que considero uma expressão artística tipicamente portuguesa e que faz parte do nosso legado! Como forma artística deve ser respeitada e preservada! :) Quanto ao futebol e praxes, lá está, nada teria contra se não fossem os exageros que por ai se vêm! O futebol é um desporto, que como todos os outros, tem o seu quê de "belo", só não concordo com o título de desporto rei! Vivemos numa república e nos desportos devia ser o mesmo ... infelizmente não o é e não existe uma cultura pluri-desportiva em Portugal!

    Em relação ao Eusébio, ficam os votos de melhoras, mas como o Miguel diz, verdade seja dita, é apenas mais um que teve a sorte de poder ir para um bom hospital! Fosse um avô meu ou assim e morria antes de ser operado!

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Ò Miguel, dizes que as praxes, o futebol, o faduncho e a religião são o cancro deste país, mas eu digo-te que qualquer pessoa pode e deve conhecer tudo no seu país.
    Como uma pessoa iluminada, que és, acho que é extremamente limitativo fazeres estas afirmações. Sabes perfeitamente que só se deixa dominar e adormecer quem quer.
    Não são o futebol ou o fado ou a religião que limitam um país ou a sua população, é a sua população que se deixa dominar, ou pelo menos alguns dos seus elementos.
    Também sabes, ou devias saber que o Eusébio fez mais por Portugal do que a maioria dos políticos que diariamente atravessam as portas da AR.

    ResponderEliminar
  9. Heee ganda thread que ta aki; bem acho que tens razao bruno quando dizes que o povo eq se deixa influenciar, la isso é verdade mas ja sabes como é o portugues na maioria precisa de ser guiado, mandado, ainda nao aprendeu o que significa liberdade e pensamento livre, essa é a raiz de muita malignidade, agora que o eusebio fez muita coisa, epah é relativo mas é cm o mario disse que melhore como qq outro portugues.

    ResponderEliminar